ANA ISABEL LAGE

Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e Mestre em Psicologia pela Universidade do Minho, completou a parte curricular do Programa Doutoral pelo ISCTE.IUL na área da Inteligência Emocional.

É formadora certificada pelo IEFP, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e pela Universidade Dale Carnegie Internacional para a área das relações interpessoais e liderança.

Desenvolveu e implementou inúmeros programas de formação nas áreas da comunicação interpessoal, gestão de emoções e de conflitos, em diferentes contextos e com diversos públicos. Nos últimos anos, tem implementado os programas de formação que criou para docentes, nas áreas de gestão de conflitos e inteligência emocional.



ARIANA COSME

Doutora em Ciências da Educação, Ariana Cosme é professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas-CIIE, debruçando-se sobre a mediação educativa e pedagógica e sobre as práticas pedagógicas inovadoras no âmbito da gestão curricular.

Tem colaborado com o Ministério da Educação como formadora e consultora em escolas TEIP e PPIP (Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica). É, atualmente, também consultora de apoio à equipa de coordenação nacional do programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular.



HELENA DAMIÃO

Licenciada em Psicologia e Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, em cuja Faculdade de Psicologia é professora. É também investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, na Universidade de Coimbra.

Tem lecionado e realizado investigação no âmbito do Desenvolvimento curricular, Organização e análise do ensino, Estratégias de escrita académica, Educação para a cidadania e Formação de professores.

Integrou o Grupo Coordenador de Reformulação das Metas Curriculares para o Ensino Básico e Secundário, no Ministério da Educação e Ciência, e o Conselho Nacional de Educação; foi Coordenadora Nacional para a Educação para a Cidadania Democrática para os Direitos Humanos do Conselho da Europa.


HELENA FREITAS

Doutorou-se em Ecologia pela Universidade de Coimbra e realizou um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, EUA. É Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, desenvolvendo investigação sobre o funcionamento dos ecossistemas mediterrânicos, biodiversidade, interações bióticas, ambiente e conservação da natureza.

Foi Presidente da Liga para a Protecção da Natureza, Provedora do Ambiente e Qualidade de Vida de Coimbra, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia e Vice-Presidente da Federação Europeia de Ecologia.



JORGE PAIVA

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Coimbra e doutorado em Biologia pelo Departamento de Recursos Naturais e Medio Ambiente da Universidade de Vigo (Espanha). Foi investigador principal no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra e professor convidado nas Universidades de Coimbra, de Aveiro, da Madeira, de Vigo, na Universidade Vasco da Gama de Coimbra e no Instituto Politécnico de Viseu. Atualmente aposentado, é membro do Conselho de Ética da Universidade do Minho e membro do Conselho Público do Pavilhão do Conhecimento  ̶  Centro de Ciência Viva.

Foi bolseiro do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC), trabalhando durante três anos nos Jardins de Kew e na Secção de História Natural do Museu Britânico, em Londres; como fitotaxonomista, trabalhou na Europa, Ilhas Macaronésicas, África, América do Sul, Ásia e Austrália; pertenceu à comissão editorial e redatorial de numerosas revistas científicas e integrou grupos internacionais de estudos e colheitas de material de campo, na Península Ibérica e em países africanos, asiáticos e americanos.

Foi galardoado com múltiplos prémios pelos trabalhos de taxonomia e palinologia e pelo ativismo ambientalista enquanto membro de associações e comissões nacionais e estrangeiras; foi, ainda, objeto de bastantes homenagens pela sua atividade como cientista, docente e divulgador de ciência, tendo o seu nome sido atribuído a diversas plantas, em Timor, Angola e na Península Ibérica.

Publicou várias centenas de trabalhos sobre fitotaxonomia, palinologia e ambiente e já apresentou mais de duas mil comunicações e conferências, em reuniões científicas, congressos, simpósios ou ações pedagógicas.



Raquel Costa

Geóloga Marinha. Foi investigadora na área de recursos minerais marinhos do Atlântico. Ensinou mineralogia, geoquímica e recursos minerais nas Universidades de Lisboa e Évora. Participou em várias campanhas oceanográficas nacionais e internacionais.

Em 2006, integra a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) onde integra o grupo de trabalho da Proposta de Extensão, e, em 2009, especializa-se em Ciências da Educação - Didática das Ciências, passando a dedicar-se à Literacia do Oceano.

Atualmente coordena os programas de Literacia do Oceano promovidos pela DGPM e participa em projetos internacionais.

Coordena o programa nacional Escola Azul. É responsável pela criação de sinergias entre entidades do setor do mar, universidades, municípios e ONG’s com o objetivo de promover uma estratégia concertada na promoção da Literacia do Oceano em Portugal.



TERESA CALÇADA

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo lecionado no ensino secundário, entre 1973 e 1981.

Foi técnica do Instituto Português do Livro/Ministério da Cultura, tendo integrado o grupo de trabalho para a criação da Rede de Bibliotecas Municipais, Vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, participando no grupo de trabalho do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, e Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, dirigindo o primeiro programa de política pública nacional de bibliotecas escolares; foi também Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura e coordenadora do grupo de investigação do Projeto MILD - Manual de Instruções para a Literacia Digital, da Fundação Calouste Gulbenkian. É autora de diversas publicações e comunicações sobre leitura e das bibliotecas.

Atualmente, é Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027.